· · 0

Resenha dupla: HTML5 e CSS3 para Web Designers

Torne-se um profissional web freelancer

Novo curso: Seja um freelancer!
Clique aqui para mais informações

Assuntos "quentes" no momento, HTML5 e CSS3 são alguns motivos pelos quais há interesse renovado no desenvolvimento para a web. Com a crescente adoção destes padrões (ainda em rascunho), desenvolvedores web já começaram a experimentar e a aplicar as novas tecnologias aos seus sites e até em trabalhos comerciais.

HTML5 and CSS3 for Web Designers

Apesar de que os padrões HTML5 e CSS3 irão ficar no estado de "rascunho" por alguns anos ainda, isso não é motivo para não utilizarmos suas propriedades hoje. Confesso que também estava um pouco hesitante, no começo, para utilizar essas novas tecnologias em projetos reais (não apenas experimentos). Porém, após ler os livros HTML5 for Web Designers e CSS3 for Web Designers, não há dúvidas: podemos utilizar parte dessas novas linguagens hoje.

Os livros são editados e vendidos pelo site A Book Apart, parte do já conhecido A List Apart. Ou seja, já se sabe que o conteúdo é de altíssima qualidade. Os livros do A Book Apart são diferentes: não são livros que cobrem extensivamente um assunto, ou que passam capítulos e capítulos dando aulas de história. São livros práticos e que vão direto ao assunto. Pelo slogan já podemos saber: "Brief books for people who make websites" (livros breves para pessoas que fazem websites). Apesar de terem apenas em torno de 75 páginas cada, os livros são ricos em conteúdo e são extremamente úteis para consulta.

HTML5 for Web Designers, por Jeremy Keith, aborda as principais características do HTML5 que estão com bom suporte nos navegadores atuais. O autor apresenta um argumento convincente sobre por que devemos começar a utilizar a nova linguagem hoje em nossos projetos, nem que seja aos poucos. Se você está aguardando o HTML5 ficar "pronto" para poder utilizá-lo em um site, ler este livro pode fazer você pensar diferentemente sobre o assunto.

CSS3 for Web Designers, por Dan Cederholm, segue a mesma ideia do livro sobre HTML5. De uma forma concisa e prática, aborda as principais propriedades do CSS3 que podemos utilizar agora em nossos projetos e como planejar para compatibilidade com navegadores mais antigos. O que o autor reforça muito neste livro é que os websites não precisam ter exatamente a mesma visualização em todos os navegadores. Para demonstrar esse conceito, foi feito até um site!

Ambos os livros seguem a filosofia do A Book Apart e, com isso, são muito fáceis de ler, não possuem capítulos supérfluos e são repletos de excelente informação prática.

Com a cooperação das empresas desenvolvedoras de navegadores, as tecnologias para desenvolvimento para a web estão avançando rápido. Agora é a nossa vez de aproveitar esse suporte para começar uma nova fase no desenvolvimento para a web. Não faz sentido esperar as linguagens HTML5 e CSS3 "ficarem prontas", pois a web está sempre mudando. Sempre vão haver navegadores com suporte mais avançado, nos quais podemos utilizar algumas técnicas novas, e navegadores mais antigos, para os quais podemos oferecer uma versão mais simples do site. É nossa tarefa como web designers preparar nossos sites e os de nossos clientes com este cenário em mente. Os livros em questão ajudam a reforçar ainda mais esse ponto.

Em resumo, os dois livros são ótimos para leitura e para consulta e são altamente recomendados para desenvolvedores que desejem começar a ter uma boa noção das linguagens HTML5 e CSS3. Você pode comprar os livros pelo site do A Book Apart.

Torne-se um profissional web freelancer

Novo curso: Seja um freelancer!
Clique aqui para mais informações