· · 0

Ser Freelancer é para mim?

Torne-se um profissional web freelancer

Novo curso: Seja um freelancer!
Clique aqui para mais informações

Muitos são seduzidos por aquelas mensagens espalhadas pela internet, como "ganhe x mil reais trabalhando de casa!" ou "ganhe dinheiro sem sair de casa e sem esforço!" e similares. Bom, não é necessário muita reflexão para saber que essas coisas dificilmente existem. Trabalhar de casa, apesar de ser um modo muito interessante de vida, requer muito esforço, autopoliciamento e dedicação.

Não ter um chefe é algo muito bom, mas você, neste caso, precisa ser o seu próprio chefe. E nós, em casa, podemos tender à preguiça e às distrações. De qualquer forma, é necessário verificar se estamos realmente convictos de fazer um trabalho sério no nosso home-office que desejamos estabelecer, ou então estaremos apenas nos enganando.

Por isso, vou elencar aqui algumas características de um trabalho com remuneração fixa, como um emprego, e de um trabalho desde casa, como eu faço há anos, para comparação:

Emprego

  • Remuneração fixa
  • Função especializada
  • Benefícios (VT, VR, plano de saúde etc.)
  • Socialização
  • Férias remuneradas
  • 13º salário

Freelancer em home-office

  • Remuneração variável
  • Várias funções
  • Sem benefícios
  • Trabalho mais introspectivo e solitário
  • Sem férias remuneradas (você precisa fazer a provisão)
  • Sem 13º salário (você precisa fazer a provisão)

Para quem gosta de uma suposta estabilidade, geralmente a perspectiva de uma remuneração variável e sem garantias, por assim dizer, é assustadora. Enfim, trabalhar como freelancer não é para todos, mas posso dizer que em mais de 10 anos não fiquei um mês sem receber dinheiro. Claro que há meses com mais receita e meses com menos, mas com um bom planejamento você consegue cobrir os meses mais difíceis.

Ser freelancer é como ser um especialista na sua área além de obter conhecimentos de administração de empresas, gestão de finanças, contabilidade, atendimento e outras coisas mais. Você acaba se desenvolvendo como um profissional multidisciplinar que atende o cliente e que também desenvolve o trabalho, emite boletos e notas fiscais e redireciona investimentos da sua empresa. É necessário estar disposto a tudo isso para enfrentar o trabalho diário de uma empresa de uma pessoa só.

Se você quer encarar o desafio ou já está nessa e gostaria de algumas dicas de como melhorar a sua performance e a gestão do seu negócio, conheça o meu curso Torne-se um Profissional Web Freelancer - Seja seu Próprio Chefe!

Para quem não me conhece, eu trabalho com desenvolvimento de websites há mais de 10 anos, todo esse tempo trabalhando como freelancer e praticamente todo esse período trabalhando desde um home-office. No curso eu passo um pouco da minha experiência, como eu superei diversas dificuldades comuns a esse tipo de trabalho, como estruturar o seu negócio, conseguir um fluxo constante de projetos, administrar as finanças, seu tempo, e muito mais. Veja todos os detalhes do curso aqui.

Torne-se um profissional web freelancer

Novo curso: Seja um freelancer!
Clique aqui para mais informações